Crianças de ontem e CriOnças de hoje

Domingo de manhã, acordo às 6, perco o sono. Vou fazer uma xicara de café e ler a Veja, os comentários do blog, respondo alguns ( agora to poupando o braço).

Vejo um comentário de Silvana, a Lady Pumpkin, no blog da rosa de glacè.

Ela disse que quando eramos crianças nós não perguntavamos sobre  nada. Não sabiamos nada.

E isso era tão bom!

Eu me lembro bem que alguns assuntos não eram comentados na nossa frente e se alguem descuidava, logo algum adulto avisava:

tem gente descalça na sala!

Meus olhos procuravam por alguem descalço até encontrar meus proprios pés, calçados com meinha enfeitadas e sapatinhos Quicker (do patinho amarelo na caixa) sem entender a colocação.

Demorei anos pra entender isso, até que comecei a usar a mesma expressão em relação às minhas primas menores.

Na frente de criança, não se discutia sobre sexo, violência, doenças, falta de dinheiro, traições…

A vida da criança era brincar despreocupada e estudar.

Acho que de certa forma eramos muito poupadas.

Não que a criança fosse um cidadão de segunda categoria, mas tinhamos hora para nos manifestar.

POUCAS HORAS, claro.

TV, algumas horas por dia, e nem tudo era permitido. Dormir cedo. Hora de brincar e hora de estudar.

Depois de uma infância tranquila, de bonecas e desenhos da Hanna Barbera, a gente passava pra adolescencia espinhuda e daí pra fase adulta. Cada fase no seu tempo.

Hoje, a criança, ou  a CRIONÇA,  aquele serzinho meio gente meio fera, expressa a sua vontade com força, é o consumidor numero 1, domina o mercado, os pais, faz coisa que até Deus duvida.

Cansei de ouvir gente falando que não conseguiu sair de casa porque as meninas ( de 3 anos) não queriam ir.

Ou que não assiste Tv porque o filho NÃO DEIXA.

Ou não faz tal coisa porque a neta NÃO GOSTA.

Ou numa mesa lotada de comida, a criança olha e diz: NÃO VOU COMER PORQUE NÃO TEM NADA QUE EU GOSTO.

E o adulto atencioso corre pro fogão pra fazer um ovinho mexido ou um miojo pra criança chata.

Acho que bombardeamos as crianças muito cedo com informações demais, as fizemos participar dos nossos problemas e crises.

Elas opinam sobre tudo mesmo sem entender a situação.

Els assistem noticiários e programas que retratam o “mundo cão”.

Seguem modismos e ditam a moda, compram status e amizades.

Eu controlo meus filhos de perto. Não falo de TUDO com eles mas converso sobre tudo.

Se é que voces me entendem. Oriento e encaminho. Mas ainda há situações em que fico P da vida.

“Mas até voce Li ? Voce é tão cabeça fresca…deve ser uma mãe tão light, amiga dos filhos…”

Nossa! É só o que eu ouço! É, sou amiga, sou companheira, mas sou mãe!

São meninos bacaninhas? São, mas tambem me tiram do sério. Em dois minutos coloco cada um no seu lugar.

Fico P. da vida quando ouço algumas pérolas ditas pelos meus filhos. Eles acham que entendem de tudo! Do que é melhor pra eles, a melhor escolha, como administrar o dinheiro deles… Mas não perco a chance de argumentar sempre que algum conflito aparece.

Apesar de parecer que eu aparentemente perdi a batalha, mais para frente vejo que surtiu efeito

Ainda assim eu acho que eles são excelentes, melhores que muitas crianças que vejo por aí. O senso de lealdade deles é muito forte.

Então é isso que eu acho que devemos incutir neles, já que não dá pra poupa-los da realidade: valores morais e lealdade, amor pelos de casa, pelos amigos e valor à vida.

e este foi mais um momento, Oh meu Deus, meus filhos estão crescendo e vão cair no mundo!

Sobre Lilian

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.
Esse post foi publicado em coisa de mãe, coisas que passam na minha cabeça. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Crianças de ontem e CriOnças de hoje

  1. Flavia disse:

    Nossa acho que vc tem toda razão!!
    Tenho 30 anos e acho que a minha geração foi a última que teve uma infância saudável, onde as crianças tinham seu lugar – e não era em cima da mesa fazendo birra pros pais!
    Se tem uma coisa que eu detesto é ver crianças mal-educadas com pais ao lado que acham tudo uma gracinha. Acabaram os limites!
    Tudo bem, o mundo mudou, mas ainda acho que os pais de hoje tinham que fazer um cursinho de como educar os filhos à moda de antigamente. Têm que ter muita noção da responsabilidade social, do cidadão que esses pais vão despejar na sociedade. Bjs e boa Páscoa!

  2. Le disse:

    Pois é, as crianças de hj são (a maioria) “impossíveis”.
    Tenho uns priminhos e priminhas que tem hora que me deixam de cabelo em pé.
    Minha sobrinha é adolescente e tem “genio” forte. Boazinha, mas quando acha que está certa ou quer alguma coisa… vixi! De qualquer forma, quando ela está aqui em casa tem de dançar conforme a música.
    Quando eu era pequena (vc sabe qtos anos tenho) bastava meu pai olhar pra gente (eu e meus irmãos) que rapidinho já nos comportavamos. Poucas vezes minha mãe precisou dar umas palmadas. E eu me lembro bem disso ahaha.
    Hoje as crianças quase não respeitam os pais, irmãos, amiguinhos, priminhos.
    Não acho que a culpa seja da criança, mas dos PAIS, principalmente. Tudo bem que a TV, escola, convivência com outros mal educados influenciam tb, mas uma BASE boa ajuda muito.

    E eu ainda terei os meus…

  3. kelly disse:

    filhos….como nos tiram o sono. Medo de fazer demais de fazer de menos afffff, cade o paraíso??????

    bjs e uma ótima semana

  4. Lilly, que coincidência…hoje mesmo uma de minhas irmãs, que se formou pedagoga no início do ano passado e anda pegando alguns contratos temporários em escolas públicas, comentou sobre o tema. Nessa escola em que ela está agora os meninos do segundo ano (ex-primeira série) são geralmente muito mal educados, não respeitam nem as coisas que estão na mesa da professora…é de lascar! O diretor dessa escola comentou que uma das meninas passou a maior parte do tempo, ano passado, no chão deitada fazendo birra do que estudando (essa menina tem 8 anos de idade!!!). É dose, muitos pais hoje em dia acham que só a escola educa…pois eu acredito que a base ainda vem de casa, viu…

    Onde vamos parar?

    Bj,

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

  5. Cruz credo !! Ave Maria !! Tenho muitos exemplos ruins e poucos bons … como meu filho já está com 22 aninhos, acho que ultimamente não tenho tido muita paciência com crianças (ai que pecado!!), prefiro lidar com o Wisky mesmo … meu gato cê sabe né ??, ultimamente tenho me irritado com a filha de uma amiga, ela já chegou até me chamar de: sua baleia !!! justo eu com esse corpinho lindo, mas a mãe fez a menina pedir desculpas na hora … acho que não desculpei não, ela está sendo muito mal educada, principalmente pelo pai que faz todas as vontades, dá até nojo … mas fazer o que? se fosse minha já tinha levado uns tapinhas na boquinha e arrebentado todos os dentinhos rssssssss

  6. ridia disse:

    o que significa crionça?

  7. ANGELICA disse:

    CRIANÇAS SAO O BEM MAIS PRESIOSSO QUE JA ESISTIU!BJSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!

Deixe um comentário