a casa de bonecas foi ao chão

quando eu me mudei para Araçatuba nos anos 80, durante as minhas andanças de bike pela cidade, encontrei uma casa na rua Floriano Peixoto pela qual logo me apaixonei.

parecida com uma casinha de bonecas, era uma construção alta, que parecia ter um porão, e tambem um sotão!!! eeu ficava imaginando quem morava alí.

como era o piso daquela casa? com certeza uma mistura de madeira e ladrilhos hidraulicos.

as portas dos quartos se abriam todas para a sala, como nas casas antigas?

como era ver o sol entrando pelos vidro azuis daquelas janelas?

o quintal era de piso de tijolinhos?

e tinha mesno porão e sotão?

se eu fosse na época, louca como sou agora, teria batido palmas e pedido pra conhecer a casa.

mas não pedi e hoje enquanto fazia o café ouvi no radio que a casa foi demolida, assim, num piscar de olhos, da noite para o dia…

parece que o novo dono tinha urgencia em demolir antes que alguem tivesse a ideia de tombar o imóvel.

e o que era uma casa dos anos 30 virou um monte de entulho.

nada foi salvo: janelas, grades antigas, pisos, tudo foi arrancado e destruido.

o que não falta aqui são empresas que desmontam casas a troco do aproveitamento do material, sempre de boa qualidade.

tijolos são limpos e empilhados, janelas, grades, tudo é vendido pra gente maluca que adora isso ( olha a gente aí…)

como diz o arquiteto Mauro Rico, não que a casa tivesse algum estilo arquitetonico importante, “mas parecia uma casa de contos de fada“.

achei isso lindo e sensível, ainda mais vindo de um homem…

porque parecia mesmo uma casa de bonecas.

quantas pessoas como eu que íam passando distraídas pela calçada e tinham sua atenção capturada pelo brilho dos vidros azuis, pela imponência das escadarias.

entao é isso, a casa estava situada na area nobre da cidade, bem valorizada, no lugar vai ser construído algo novo e mUderno ???( com certeza uma clinica) mas aquele material todo poderia ter tido um fim mais útil e decente.

abaixo como era a casa…

e como ficou.

foto de Paulo Gonçalves para a Folha da Região.

ps: este caso ainda vai dar muito o que falar.

hoje eu passei em frente e não resisti: fui ver de perto se tinha algo preservado. não tinha NADA! só tijolos e madeira despedaçada.

pedaços do que seriam portas, daquelas de duas folhas e nada que desse pra identificar. dizem que as paredes internas tinham afrescos pintados por um artista alemão.

Sobre Lilian

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.
Esse post foi publicado em minha cidade. Bookmark o link permanente.

15 respostas para a casa de bonecas foi ao chão

  1. Marcia disse:

    Lily, pode apostar que tudo sera vendido a peso de ouro… Quem sabe vc não da de cara com alguma janela ou azulejo nas suas andanças… Pena vc não ter a foto da casa, fiquei curiosa.

  2. Marcia disse:

    Era linda mesmo….Trabalharam no fim de semana pra não correr riscos de embargo..rsrs

  3. GLEICY disse:

    È por ver acontecimentos assim, que as vezes me pergunto se daqui mais alguns anos teremos algo do passado para mostrar aos nossos netos no futuro.
    Todas as coisas belas do passado estão se acabando…
    O que é uma pena, pois realmente nos fazem imaginar, sonhar!
    bjs, bjs…

  4. GLEICY disse:

    Essa era uma casa maravilhosa, e toda vez que ia pra Araçatuba com as crianças elas pediam pro meu pai passar em frente, chamavam-na de A casa da fadinha.

  5. RoPertile disse:

    que pecado!!!
    fiquei triste por isso!
    bjs

  6. Paula disse:

    Com certeza deve virar mais um condomínio… e o patrimônio histórico e cultural, q se dane!

  7. marcella disse:

    nossa! fico mal quando vejo essas coisas..

  8. diasadois disse:

    Eu realmente fiquei triste com esse post… inacreditável como alguém pode fazer esse tipo de coisa! Isso me lembra quando Leandro e eu fizemos parte do último grupo de visitantes a única fazenda de 2 andares da época, que abrigou bailes com a Princesa Isabel, com móveis, tapetes, papel de parede e tanta história… foi vendido pra um grupo de americanos com tudo dentro. Vão fazer um resort alto luxo. Não sei te dizer o que senti quando saímos de lá e olhei pra trás e percebi que estava dando adeus. Chorei…acredita?!

  9. cris disse:

    Que lindinha era a casa!!! O capricho que foi feita , da dó ver toda jogada no chão, é uma história que se foi. Aqui em Bh tem umas casa antigas tbm, ja haviam derrubada algumas para construção de prédios, mas barraram tudo . Quando vou em Ouro Preto fico viajando no tempo…..Bjus.

  10. Fico chateada com isso, mas não me surpreende. Depois que aprendi sobre a história do Palácio Monroe, nada mais me surpreende nesse sentido. Leia aqui, por favor:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Monroe

    um beijooooo

  11. Silvana Fabbri disse:

    Aqui em Sumaré agora virou moda: demolir as casas durante a madrugada rsssss, havia o Salão de Bailes do Clube (antigo), já estava tombada pelo patrimônio histórico e tombaram de verdade …. de domingo para 2ª demoliram tudo … agora está a maior briga aqui …. quem compro o terreno foi as Casas Bahia, e tinha que fazer da fachada antiga a fachada da loja ….. afffff tá um furdunço só …..

  12. Pingback: Exposição “Araçatuba in zoom” | Isso é coisa de Lilly

  13. Daniela disse:

    ai, fiquei morrendo de dó! sempre que eu ia pro meu colégio, o anglo, eu passava lá na frente… lá tinha flamboyants alaranjados = )

Deixe um comentário