5º livro de 2015 – Paula, Isabel Allende

coisadelilly.wordpress.com

coisadelilly.wordpress.com

Este livro foi escrito por Isabel enquanto sua filha Paula esteve doente, de dezembro de 91 a dezembro de 92.

Paula tinha porfiria hereditária.

Isabel estava na Espanha promovendo seu novo livro quando soube que a filha, que estava internada para tratamento da doença havia entrado em coma.

Enquanto parava sua vida para cuidar da filha, Isabel ía escrevendo em um caderno a história de sua família para que Paula a lesse quando superasse a doença.

Paula faleceu sem ter recuperado a consciencia, mas através da narrativa de Isabel ficamos conhecendo um pouco desta familia de loucos adoraveis. Em A Casa dos Espiritos, inspirada em sua avó Clara, ja ficamos sabendo um pouco.

É muito penoso ler a dor daquela mãe, palavra por palavra, uma dor revoltada no inicio, e conformada ao fim de um ano de angustias.

Eu nem precisaria ver a foto de Paula na capa do livro para fazer dela um retrato, tão fiel foram as descrições de Isabel, de seu rosto fino e delicado, seus cabelos longos e negros, suas saias compridas, sua silhueta magra e flexivel “como um junco“, nas palavras da mãe.

Uma declaração de amor misturada a histórias de familia e a violenta história do golpe militar no Chile, nos anos 70.

Querida Isabel, tão pequena e tão forte, não me canso de ler seus livros.

Mas ler Paula doeu demais. Lindo.

isabel e paula

Mae e filha.

Anúncios

Sobre coisadelilly

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.
Esse post foi publicado em livros. Bookmark o link permanente.

2 respostas para 5º livro de 2015 – Paula, Isabel Allende

  1. Isabele disse:

    Sou super fã da Isabel Allende. Ela escreveu também “A soma de todos os dias”,que conta a vida dela e da família após a morte da Paula.

  2. Neide Nascimento disse:

    Também amei esse livro, presente de uma amiga e lido recentemente… Vi A casa dos espíritos, mas ando louca para ler o livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s