1º livro de 2014 – O livro de Julieta, de Cristina Sanchez-Andrade

o livro de julieta, post de coisa de lilly

o livro de julieta, post de coisa de lilly

Então chego ao primeiro livro do ano, O Livro de Julieta.

Fino, apenas 149 páginas, a capa rosa e texturada em arabescos em rosa mais claro, me fez com que eu parasse as vezes para acaricia-la enquanto pensava nas palavras impactantes da escritora.

É muito interessante perceber agora como este lindo nome me persegue a meses… peguei 3 livros com o mesmo nome no titulo, sendo que um foi uma decepção mortal ( Julieta Imortal, e é um trocadilho, então riam, pois hoje estou fraca de trocadilhos, mas fortissima em pecadilhos).

Este é um livro verdadeiro sobre uma mãe, Cristina, a escritora, que tem 4 filhos, Bárbara, Alvaro, Julieta e Inès.

Julieta nascida em março de 2003 tem sindrome de down… Como cita em uma frase de Vargas Llosa logo no início, “Escrever um romance é uma cerimonia parecida com um striptease”, Cristina se despe de tudo para falar com sinceridade sobre como é ser mãe de uma criança com down.

As frases que estes pais ouvem desde o inicio do diagnostico e durante toda a sua vida me chocaram e me vi dizendo as mesmas coisas em ocasões parecidas.

Frases como “essas coisas só acontecem com gente boa”…ou “são anjos”… “são eternas crianças”… “são muito carinhosos”…”tem sindrome de down? isso melhora a medida que o tempo passa ( é mentira, não melhora nunca).

São frases que dizemos como consolo, mas é melhor não dize-las.

É tão dificil no inicio entender se Cristina é feliz ou infeliz com o fato da filha ser down, mas na verdade vejo que ela tomou para si o fardo de educa-la, socializa-la, entende-la, enquanto que o pai, Daniel, apenas se contenta em ama-la.

Parece que uma das maiores ajudas que Cristina teve veio de uma das terapeutas mais secas que teve e que disse “voce ama Julieta. mas é um amor dificil de ser reconhecido por conta do panico que o acompanha”… e isso eu ja imaginava antes de ler o livro, apenas  vendo pessoas que conheço e que são pais de filhos especiais: o medo do futuro.

Com quem fica aquele filho quando os pais morrem?

As pessoas não se acostumam com quem é diferente.

A mãe, no livro, tem que lidar com isso constantemente, segurando a raiva contra o preconceito e até com as pessoas que tentam ser compreeensivas.

Um exemplo disso é no trecho onde ela narra que um taxista, que se esforçou ao máximo para se comunicar e agradar Julieta pergunta ao final do trajeto:

“_a senhora tem mais filhos?

“_ Tenho. “

“_ E são todos assim? ”

“_Não, são todos de tamanhos e cores diferentes“.

Cristina vive um dia de cada vez, e a sua maior intenção é ser sempre amiga de Julieta.

Um livro lindo, para ser lido e relido.

Este e os anteriores eu peguei na Biblioteca Municipal de Araçatuba.

abaixo, uma foto de Cristina e sua linda filha Julieta.

Cristina e Julieta, coisadelilly.wordpress.com

Cristina e Julieta, coisadelilly.wordpress.com

 

Anúncios

Sobre coisadelilly

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.
Esse post foi publicado em livros. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para 1º livro de 2014 – O livro de Julieta, de Cristina Sanchez-Andrade

  1. Gosto de livros e de filmes que contem histórias reais. Parece ser uma história interessante, e infelizmente, o ser humano não sabe lidar com o diferente! Boa dica! Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s