saramago

A leitora Alessandra Magro me mandou uma frase hoje…

Definição de filhos por José Saramago:
“Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como  amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder?  Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo“.

é como usar uma jóia rara emprestada: ao fim da noite quando deveriamos devolve-la à sua dona, não queremos, pois nos encantamos com a riqueza e a beleza das gemas.

e o que são senão pérolas o sorriso deles? e pedras preciosas são os olhos brilhantes. como se estivesse tocando uma pétala é o que eu sinto quando beijo seus rostos quando dormem.

não os devolvo! são meus! ( mas como me irritam quando estão acordados!)

editado: hoje um amigo me enviou o texto integral de Saramago:

Filhos são do mundo

(José Saramago)


Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até
de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.
Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto
aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais
acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem
escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios
sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de
como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores
defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter
coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém
pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da
incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como ? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então,
de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito
aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um
tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica,
sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam
retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é
entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os
fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não
fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu
coração já é deles.
Santo anjo do Senhor…

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e
aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas ‘crias’, que
mesmo sendo ‘emprestadas’ são a maior parte de nós !!!

“A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver

José Saramago

Anúncios

Sobre coisadelilly

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.
Esse post foi publicado em coisa de mãe, frases. Bookmark o link permanente.

4 respostas para saramago

  1. Samantha disse:

    Lilly, o Salmo 127 fala de família e nos versículos 3 e 4 diz que: “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade.” Flechas não ficam guardadas, elas são lançadas, temos que preparar os nosso filhos pra enfrentarem o mundo, eles não ficam debaixo da nossa asa pra sempre, aiaiai, tenho que ir me preparando, rsrs! Beijinho!

  2. Marcia disse:

    É Lily, melhor não te-los, mas se nao te-los….aff, nem da pra pensar nisso!

  3. Erika disse:

    É , friends , Como entendê-los se não tê-los . Sem eles … aff, nem pensar ! I love my sons !

  4. lisa lopes disse:

    É lily é maravilhoso ser mãe mas as vezes deus cuide de mim viu , mas dá um trabalho mas quando olhamos aquelas carinhas lindas não há mãe que resista tanto carinho deus abençoe todas as mãenzinhas desses mundo ….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s