um livro e um filme

Domingo preguiçoso, acordei tarde de novo pra compensar os dias corridos em SP.

Dei um tapa na casa, esquentei a lasagna que sobrou de ontem, comprei o resto e voilá! o almoço está pronto!

Friozinho esquisito, me acomodei na cama, com a manta, maridón e Keith, peguei um livrinho fininho que numero Um lê a dias , e li de uma vez. Acabei e eu fiquei com aquela impressão de “ahhh poderia ser maiorzinho…” merda de leitura dinâmica!

Cochilei e quando acordei estava começando a passar Sem Reservas no maxprime.

A tarde rendeu, pois quem me conhece sabe que odeio domingos à tarde.

livro-a garota ds laranjas A garota das laranjas, de Jostein Gaarder.

Pípol, o cara é mundialmente-universalmente-galacticamente famoso e ainda precisa colocar na capa “do autor de O mundo de Sofia”?

Precisar não precisa, maaas.

Como todo livro dele, você cai de cabeça, querendo viver tudo aquilo e querendo ter sido você a pronunciar/escrever aquelas palavras.

Um jovem pai com câncer escreve uma carta para o filho . Ele tinha muito o que dizer, mas pouco tempo e se deixasse uma carta ao morrer esta poderia ser lida pelo filho em uma momento que ele não entendesse. A intenção é que o filho a encontrasse aos 12 anos. A carta, na verdade um manuscrito, foi encontrada quando ele tinha 15. Na carta, o pai, Jan Olav conta ao filho Georg detalhes de momentos passados juntos, com medo que o filho se esqueça dele. E diz que vai contar tambem uma estória. É sobre a garota das laranjas. No manuscrito, Jan intercala a estória que estava contando com detalhes da amizade deles, coisas que Georg nem se lembrava mais e que se reavivam em sua memória. A narrativa dele é intercalada com os pensamentos de Georg. Depois da morte do pai, a mãe de Georg se casou novamente e teve uma filhinha. Georg aceita bem o novo marido da mãe, e ama a irmã, então a carta do pai vem abalar um pouco o mundinho dele. Aos poucos Jan conta ao filho a estória pretendida, e nela, tudo o que um pai precisa falar para o filho em relação à vida, ao amor, sexo e morte. Veronika, a mãe de georg é a garota das laranjas e a estória e de como se encontraram e decidiram ser felizes.

Há um trecho especialmente tocante e do qual eu gostei muito:

Perguntem aos seus pais como eles se conheceram. Pode ser que eles contem uma historia interessantíssima. Se não tiverem certeza de que eles vão contar exatamente a mesma história, perguntem a cada um separadamente.
E não se surpreendam se eles ficarem sem jeito no começo. É assim mesmo. Esses contos de fada sobre os quais nós acabamos de conversar nunca são perfeitamente iguais, mas agora eu percebo, pouco a pouco, que todo conto de fadas tem regras mais ou menos rígidas, que tornam difícil falar neles.Talvez vocês devam tentar contorná-las. Nem sempre é fácil tomá-las ao p-e da letra, e existe uma coisa que a gente chama de “tato“.
Quanto mais minuciosa for a história, tanto mais dá nos nervos ouvi-la, pois bastava alterar um pequeno detalhe para que o final fosse totalmente diferente, para que vocês não tivessem nascido. Aposto que há milhares e milhares de ínfimos pormenores que teriam modificado absolutamente tudo, e vocês não teriam tido a menor chance.
Ou, para citar o meu inteligentíssimo pai: a vida é uma loteria gigantesca, na qual só os números vencedores são visíveis. “

A Garota das Laranjas é o 11º livro da jornada 50 livros em 2009 ( que eu não vou conseguir cumprir pois o ano já está na metade…)

sem-reservas-posterSEM RESERVAS – Filme com a Catherine Zetha Jones (quero ser ela quando eu crescer!) e o feio mais lindo que conheço Aaron Eckhart. Kate é um chef de cuisine super séria e exigente. Com a morte da irmã, a sobrinha (Abigail Breslin, de Pequena Miss Sunshine) vem morar com ela e ao retornar ao restaurante uma semana depois, ela encontra Nick, um subchef que diverte a todos e tem um bom humor incrivel.

Resumo da ópera: Nick, Kate e Zoe ( a sobrinha) acabam juntos. Não sem antes passarem por problemas, que nem vale a pena dizer, pois se ficaram juntos no final é o que importa.

Filminho bestinha? Eu gosto e acho melhor que filmes de supense e tiros e muito sangue.

Agora eu preciso assistir “O espelho tem duas faces” filme ultra mega recomendado pela Lucimar no curso de Didática.

Sobre Lilian

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.
Esse post foi publicado em cinema, filmes, livros. Bookmark o link permanente.

6 respostas para um livro e um filme

  1. Marcelle disse:

    Adorei esse filme e o livro, fiquei curiosa. Bjs

  2. Rosi disse:

    Leio esse autor desde a adolescência…muito bom!!!!!

    bjs

  3. coisadelilly disse:

    tambemm adoro jostein gaarder

  4. Nelida Capela disse:

    Adorei a história do livro, podemos publicar no Lector ? Quanto ao filme, gosto mais do original no qual No Reservations é baseado: Simplesmte Martha. Veja! Beijos, Lilly!

  5. douglas disse:

    gostei muito do texto a garota das laranjas

  6. marcos disse:

    Eu gostei muito pois este texto tem bastante suspense e tensão!!!
    ficou muito legal mesmo.

Deixe um comentário