Biblioteca Municipal de Araçatuba

Sou frequentadora da Biblioteca Municipal desde 81 quando me mudei de Ribeirão Preto pra cá. A primeira coisa que quis saber quando cheguei era onde ficava a biblioteca, e para a minha surpresa, ela ficava bem perto da minha casa. 

Sempre gostei de Bibliotecas, da sensação de tranquilidade e quietude delas. Sendo uma leitora voraz, nunca tinha dinheiro pra comprar todos os livros que gostaria de ler, então biblioteca sempre foi a melhor solução pra mim.

É um predio lindo, no coração de um dos bairros centrais da city, o Higienópolis, ocupando um quarteirão em forma de triangulo com um jardim bem cuidado em toda a sua volta. Esta é uma das caracteristicas d e Araçatuba: vários quarteirões aqui não são quadrados, mas  em forma triangulos.

O acervo é excelente, a cada semana encontro novas aquisições, o atendimento do pessoal é amavel e solícito, me sinto bem só de andar entre as estantes que eu conheço *de cor. Mas  a impressão que eu tenho é que ninguem dá valor à biblioteca. Há sempre muitas mesas vagas, e quando alguem diz que quer ler algum livro eu sugiro que vá rocurar a Biblioteca e sempre ouço: “sabe que nunca fui lá?”

Eu vou toda semana; é uma pena que o tempo é curto, então vou entregar os livros correndinho e já escolho outro correndo tambem às vezes pela capa, às vezes pelo autor.

Hoje fui entregar um livro que peguei para uma amiga ( siiiimmm, eu faço isso; ela me liga: Li, pega um livro pra mim, escolhe lá do seu gosto; e sempre dá certo, acho que temos o mesmo gosto literário) e peguei o novo do Sidney Sheldon (Quem tem medo do escuro) e vi um do nick hornby tambem ( Como ser legal). o 48 Leis tá paradinho, no canto da mesinha. Vou passar estes dois na frente.

É isso pessoas: frequentem a Biblioteca Publica de Araçatuba, deêm valor àquele lindo monumento, façam doações de livros e não se esqueçam de tratar com muita gentileza aquele pessoal que trabalha lá.

*intrigante é a expressão”sei de cor”…”conheço de cor” e a alguns anos ouvi a explicação do Professor Pasquale sobre isso: “cor” é coração em latim; de cor significa literalmente  “de coração” . E antigamente achava-se que as memórias ficavam guardadas no coração.

Sobre Lilian

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.
Esse post foi publicado em minha cidade. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Biblioteca Municipal de Araçatuba

  1. Iraci disse:

    Boa Noite, Lilly; adorei o titulo muito delicado. Li rapidamente os seus desabafos, pelo que pude perceber você é uma pessoa muito culta, uma vez que gosta de ir a biblioteca. gostei muito do comentário sobre a expressão “de cor” bem! do coração provém às coisas boas, mas as memórias ficam guardadas no nosso “subconsciente”, será que a palavra está correta? pois com a mudança na ortografia estou meio perdida.

    Beijos

    Iraci

  2. Nelida Capela disse:

    Lilly: tem surpresa para você no Lector in Fabula!

  3. coisadelilly disse:

    olá iraci.
    a palavra está correta sim.
    ouvi esta explicação do professor pasquale e ela ficou gravada no meu pensamento…e no meu coração…então sei-a de cor!
    bjo

  4. karina disse:

    Olá..td bem?
    Adorei seu texto,eu tbm vou á biblioteca mas ñ todos os dias pq estudo á tarde (estou na sexta série) e ñ tenho tempo!!
    Gostaria de fazer uma pergunta q é para a pesquisa de minha escola,se souber é claro…
    Quero saber,a partir de que idade pode fazer uma ficha para pegar livros lá?
    Agradeço desde já..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s