os livros que eu leio

falando em ler, teve época em que eu lia de 60 a 80 livros por ano.

eu costumo chamar esta epoca de “euerafelizenãosabia” por vários motivos.

mas tambem pessoas, a moça só trabalhava fora e não fazia nenhuma outra atividade. então ficar enroscada numa poltrona lendo por horas, era natural.

depois de ler, eu registrava num caderninho o titulo e o autor do livro.

analisando meu caderninho, vejo que cada época da minha vida está ali, retratada pelo tipo de livro que li, ou pela quantidade.

então:

1981=48 livros (mudei p/a araçatuba)

1982 =39

1983 = 67

1984 = 74

1985 = 73

1986 = 40

1987 = 68

1988 = 59

1989 = 59

1990 = 39

1991 = 47

1992 = UM ( o ano que meu filho birrento nasceu)

de 93 a 96, ou não li ou não registrei nada. só voltei a ler ou a registrar  no caderninho:

1997 = 7 ( fala serio)

1999 = UM ( mas eu lia a Veja toda semana , ok?)

2000/2001 = sumiu da minha cabeça

2002= 3

2004 = 8

2005/2006 = 22 ( sim, eu não consigo lembrar onde eu parei de um ano pra outro, fui anotando e qdo vi já estava em 2007)

2007 = 14…

quando tento me lembrar daqueles anos em branco, o que foi feito do meu tempo livre, as indagações são:

1- QUE TEMPO LIVRE, CARA PÁLIDA?

2-como eu consegui ficar anos sem ler? eu não li nada, nadica?

3-o que eu fazia em vez de ler, quando tinha algum tempo livre?

e querem saber? não sei responder, a não ser a 1ª questão, pois eu não tinha tempo, filho numero um era birrento, o numero 2 era bebê, eu estava reformando casa, vendendo, reformando, comprando, reformando, mudando, mudando, mudando…

mas meu caderninho sabe que este ano, apesar de ter lido pouco (20), tudo o que li valeu a pena.

não leio livros de vitrine.

não são os livros da moda, são livros de autores já conhecidos, ou livros que eu queria ler a algum tempo e que caiu nas minhas mãos. gosto de ir à biblioteca, andar pelos corredores, ler a resenha do livro, escolher com calma. trago sempre dois…

só eu sei como seguro a onda pra não fazer comentários literários, de filmes, comentar o ultimo crime que a midia explora. acho que ninguem disso. comentei o do sidney sheldon. só aquele ok?

afinal eu não sou critica não é? e eu acho os criticos uns filhos da puta recalcados .

sobre os criticos: 1-alguem aí já leu algum livro de um critico?2-  o que o critico faz alem de jogar cocô no trabalho dos outros?  3- ele começa a ler um livro e diz: “não gostei” e acaba com o esforço de meses do escritor?

o cara alem de não escrever nada, se põe na pele de juiz, arruina a carreira de alguem… e como fica a gente que leu e gostou do livro que ele classificou de ruim?? fica valendo a opinião dele ou a minha??

então não leio nada influenciada pela critica, pelo modismo.

Sobre coisadelilly

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.
Esse post foi publicado em livros. Bookmark o link permanente.

2 respostas para os livros que eu leio

  1. Muito bacana suas memórias de leitura.
    Compartilho a opinião sobre críticos. Mesmo tendo mestrado em teoria literária, fiz um blog de livros absolutamente informal, não queria ficar analisando e falando chatices para ninguém – foi o que observei nos meus tempos de “academia”. Livro traz prazer, abre janelas de mundo, é nosso cúmplice, guarda segredos.

  2. Pingback: Hábitos de leitura, hábitos de leitor « Isso é coisa de lilly

Deixe um comentário

