a bala chita não é mais aquela…

A bala chita é um dos doces mais antigos e conhecidos e é lá da minha terra, Ribeirão Preto. Sempre foi fabricada pela Olimpica Balas Chita, que ficava perto da casa da minha avó Luiza.

Não querendo usar um  cliche, a bala chita era uma explosão de sabor .

O sabor é ABACAXI, uma fruta que eu nem gostava e que me dava coceira.

A bala chita, com sua embalagem amarela, com detalhes brancos e vemelhos e a foto da chita, tinha uma concorrente a altura: a bala Nilva, tambem de Ribeirão Preto.

A Bala Nilva era de embalagem vermelha e em um medalhão branco, um retrato em azul de uma menina, que deveria ser a Nilva. Esta fabrica tambem é dos anos 40, e uma das minhas primas, a Wanda , trabalhou durante muitos anos lá. Eu, na minha criancice imaginava como deveria ser bom trabalhar numa fabrica de balas!!! e Olhava minha prima Wanda com uma admiraçao e um pouco de inveja!

Eu cresci devorando estas balas e tambem as jelly beans, que naquela epoca chamava delicado.

Esta semana eu estava desvairada por um doce. Atravesso a rua e peço bala na lanchonete da Marina. Boto R$ 1 em cima do balcão e peço a bala da macaca. Ela me diz: _so vou dar 0,50 senao voce engorda.

Respondo: _me dá um real de bala chita senao eu quebro tudo aqui!

Ela dá uma risada e enche um saquinho de bala chita, e eu vou embora toda feliz com a minha compra.

Ao abrir a primeira bala já notei a diferença no formato da bala: ela está mais quadrada e com umas marcas de listrinhas prensadas nela.  E muito mais mole. A bala chita de verdade era gordinha como um travesseirinho, e mais consistente, apesar de ser chamada de  caramelo mastigavel.

A decepção mesmo veio com o gosto. O sabor, como eu já disse E X P L O D IA na boca. Levemente ácida, a doçura do abacaxi se espalhava e o cheiro permanecia no ar mesmo depois que a bala acabava.

A bala agora MUDOU E MUITO. O sabor lembra banana, não é acido, mais molenga.

É uma bala doce e só! Eu sei que a bala não é mais fabricada pela Olimpica, parece que uma fabrica comprou a formula.

Mas parece que esqueceram de colocar o ingrediente especial na receita…

Sobre coisadelilly

mulher, mãe e esposa, workaholic; uma inconformada com a situação mundial; uma pessoa que ama cães, caminhar, ir a liquidações, comer jujubas; viciada em seriados americanos; prendada mas sem tempo de colocar em pratica suas habilidades; desprovida de inveja e más intenções; uma pessoa que adora joaninhas, pink, flores, romantismo, craft, musica; um pé no presente, um no passado, a cabeça no futuro; uma pessoa nada facil; que tenta se livrar do saco de ossos de vidas passadas, que vive o agora; que esqueceu o que não devia e lembra o que não quer; uma pessoa na versão enciclopédica 2.0 que não pode ser resumida.
Esse post foi publicado em coisas que gosto, Considerações sobre o NADA. Bookmark o link permanente.

15 respostas para a bala chita não é mais aquela…

  1. Marcia disse:

    É frustrante, ne? Tme coisas que nao deveriam mudar nunca… Mas isso nao se aplica a tudo, certo?

  2. janegal disse:

    Vamo falar serio? Quantos produtos que embalam as memorias afetivas da nossa infância foram vendidos para empresas maiores e com isso, ou mudaram tanto que a gente não reconhece ou desapareceram das prateleiras:

    – O logo de Kibon depois que a Unilever comprou
    – O Chantibon da Kibon antiga
    – O Figo Rami que sumiu (também foi comprado pela Unilever)
    – O drops Dulcora
    – Cigarrinhos de Chocolate com aquele menino sardento na embalagem

    Ai que saudade…….

  3. será que os sabores mudam mesmo, ou são as nossas lembranças que nos pregam peças? será que aqueles sabores que sentíamos não pareciam assim tão excepcionais pq nosso leque de opções era menor, e pq o paladar infantil é pouco refinado?
    eu também vivo me decepcionando com coisas que “imagino” divinamente gostosas, e que acabam se revelando um fiasco. outro dia foi com quebra queixo, que pra mim era o supra sumo, e que virou um troço doce e grudento (só podia, né? é puro açúcar!)

  4. Kelly disse:

    As vezes acho que antes tudo era melhor porque eramos crianças, será que to enganada???? beijos

  5. Ahhhh, que tristeza ler seu post. Eu era viciada nas balas Chita, de abacaxi, de uva, de todos os sabores. Hummmm… chega a me dar água na boca só de lembrar. Não entendo isso de mudar o que já é perfeito. :-/
    Um beijo!

  6. Emília disse:

    Não experimentei as balinhas que te remetem aos bons tempos, as jelly beans(ex delicado) ainda estão por aí né? A nova fábrica de sua bala preferida esqueceu do AMOR como ingrediente? Por isso mudou o sabor? Acho que é por aí. Soube que minha sobrinha ficou inconsolável por que acabou a novelinha ISA TKM, ela e uma amiga compartilharam “aos prantos” via celular a tristeza pelo final. Mais uma vez penso que idade boa, viver a ilusão de sentir falta de uma novelinha…. A falta do sabor original da bala significa que aquela criança ainda está viva em você. “Mó legal!!!”

  7. Keyla Flor disse:

    NÃO PODE SER!!!!! Passei anos achando que meu doce predileto tinha acabado e lembrava dele como um ente querido falecido, agora que descobri sua resurreição, vc me diz que fizeram isso com a bala? Isso é um pecado! Deveria ser proibido mecher no sabor, textura, formato e embalagem da melhor bala de todos os tempos!!!!! Eles não estão fabricando a CHITA, deve ser um clone mal feito em Ciudad Del Leste…AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH EU QUERO MINHA BALA DE VOLTA!!!!!!!!!! A ORIGINAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Bruno disse:

    O que mudou mesmo foi a textura… Acho que isso já faz com que a sensação do sabor mude.
    Mesmo assim ainda compro sacos da bala quando estou em MG. Aqui em Brasília não se acha dela.
    ME lembro das balas Maluquinha… Muito boas também.
    Alguém se lembra daquela balinha, de textura parecida à da Chita, com embalagem vermelha e a foto de um gurizinho?

  9. Marcos Alves disse:

    Realmente estas mudanças de fabricante sempre mudam algo para reduzir custo. Alguns sabores ainda são preservados como a bombom toffee da Erlan e a Azedinha que foi relançada pela Imperial… São sabores de uma infância e antiga, mas que ainda faz sucesso.

  10. Dr. Marcos Conforti disse:

    Também aqui em Marília-SP éramos apaixonados pela bala Chita, que consumíamos apenas no Cine São Luís. Não sabia que ainda é fabricada. Grato pela informação. Abç.

  11. Manoel Drumond disse:

    Que saudade da bala chita!!! realmente o cheiro ficava noar depois que a gente chupava a bala. Agora de chita só o nome , aliás essa não é a chita, é outra macaca. Que pena!!, o tempo vai passando e as lembranças nos marcam.Lembro que aos Domingos, comprava para ir no matinê, e só naquela local é que vendia.Não podemos esquecer nunca pedaços de nossa historia,

  12. Antonio Rodrigues Gallo disse:

    Não sei qual surgiu primeiro, se Chita ou se Nilva, mas as duas eram gostosas, e, me explicou o Valcris (filho de Valdomiro Silva, dono da Nilva) uma vez, que o agente de sabor da Nilva, tinha um composto quimico que, uma única bala, ao entrar em contato com as enzimas da saliva, exalava aroma de ananáz suficiente para perfumar todo o ambiente de uma sala de cinema. Talvez seja por esse motivo, que nossas lembranças dos cinemas antigos, sempre vem acompanhadas do sabor dessas balas, ao contrario dos dias de hoje, onde prevalece o cheio de pipoca com manteiga no ar.

  13. Marcelo disse:

    A Chita hoje é feita pela CORY, em Arceburgo, Minas Gerais.
    Eles tem novos sabores “azedinhos” com aquele gostinho cítrico no fundo, muito bons !!!!!
    Eles podiam voltar a fazer a de sabor Cereja, que eu adorava !!!

  14. Gilson Lacor disse:

    as balas chita dos ano 80 eram bem mas saborosas que as de hoje, mas tudo se mudar

  15. Jamil S Ramos disse:

    Eu também quando criança como tantas outras, meus irmãos, disputávamos as balas chita que meu pai comprava. Me lembro da embalagem amarelinha e a imagem da macaquinha. A bala tinha coloração branca, mastigável, deliciosa…Ahhhh, saudades…

Deixe um comentário

